Literatura em escrita de sinais para as crianças surdas

uma oportunidade de acesso ao conhecimento

Autores

  • Fabielly Kolisnek Negrisoli Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Flávio Kottwitz Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Solange Quatrin Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20230036

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a importância de ampliar a literatura sobre a escrita de sinais para os surdos em todo o território brasileiro, pois existem poucos materiais disponíveis para escolas e comunidades surdas. Muitas pessoas carecem de conhecimento sobre a escrita de sinais. É importante ressaltar que os surdos usam a língua de sinais como sua primeira língua, e a escrita de sinais também é fundamental, pois isso lhes permite se expressar de maneira mais rápida e eficaz. Após a aquisição de sua língua própria, elas conseguem desenvolver uma segunda língua, como o português. É fundamental que todas as escolas incluam a literatura da escrita de sinais em sua abordagem pedagógica, para que os alunos surdos possam desenvolver plenamente sua própria língua.

Biografia do Autor

Fabielly Kolisnek Negrisoli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda em Letras na Linha de Pesquisa Estudo e Descrição dos Fenômenos Linguísticos Culturais e de Diversidade, do Programa de Pós-graduação em Letras,  Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), pós-graduada em Educação Especial com Ênfase em Tradução e Interpretação de Libras na Faculdade São Fidelis. Professora de Libras do CAS - Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná, Guarapuava - PR

Flávio Kottwitz Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestrando em Letras na Linha de Pesquisa Estudo e Descrição dos Fenômenos Linguísticos Culturais e de Diversidade, do Programa de Pós-graduação em Letras,  Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).  Professor de Libras do CAS - Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná, Cascavel - PR

Solange Quatrin , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda em Letras na Linha de pesquisa Estudo e Descrição dos Fenômenos Linguísticos Culturais e de Diversidade, do Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pós-graduada no curso de Educação Especial no ABRASCE- Academia Brasileira de Ciência da Educação em Pitanga - Paraná. Professora de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da AMESFI - Associação Medianeirense de Surdos em Medianeira - Paraná.

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

KOLISNEK NEGRISOLI, F.; KOTTWITZ JUNIOR, F.; QUATRIN , S. Literatura em escrita de sinais para as crianças surdas: uma oportunidade de acesso ao conhecimento. Línguas & Letras, [S. l.], v. 25, n. 58, 2024. DOI: 10.5935/1981-4755.20230036. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/34477. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

LETRAMENTO LITERÁRIO DO SURDO