Produções Literárias Em Libras

Autores

  • Michelle Andréa Murta Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Isabel Franco Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20230039

Resumo

Este estudo aborda a relevância da Literatura Surda como manifestação cultural e instrumento de fortalecimento identitário da Comunidade Surda no Brasil. Com base em uma pesquisa bibliográfica, investiga-se a produção literária em Língua Brasileira de Sinais (Libras), destacando a influência dessa língua na construção de narrativas originais e na adaptação de obras da literatura canônica. A investigação demonstra que a Literatura Surda vai além da mera tradução, envolvendo criações autorais que expressam a subjetividade, as experiências e as lutas sociais da comunidade surda. A análise também evidencia o impacto das plataformas digitais na produção e difusão dessas obras, promovendo maior visibilidade e acesso a uma audiência mais ampla. A pesquisa identifica, ainda, a necessidade de consolidar registros formais e sistemas de catalogação para garantir a preservação e valorização desse patrimônio cultural da comunidade Surda do Brasil. Os resultados indicam que a Literatura Surda não apenas contribui para a inclusão educacional e cultural, mas também fortalece a identidade linguística e social, combatendo estigmas e preconceitos históricos. Conclui-se que o reconhecimento institucional da Libras e da produção literária surda é fundamental para a ampliação do espaço dessas obras em ambientes escolares e culturais. Ao mesmo tempo, a pesquisa aponta desafios relacionados à formação de educadores, ao desenvolvimento de políticas públicas e à institucionalização da Literatura Surda. Dessa forma, o estudo reforça a importância de práticas que promovam a inclusão e o respeito à diversidade linguística e cultural. 

Biografia do Autor

Michelle Andréa Murta, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Linguística Teórica e Descritiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022). Mestra em Letras e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Licenciada em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente, é Professora Adjunto Nível I do curso Letras-Libras da UFMG, além de integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos de Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS). É coordenadora do projeto "Mãos Literárias" na UFMG

Isabel Franco, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Letras com habilitação em linguística e ênfase em teoria e descrição na Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como intérprete de Libras no contexto acadêmico, contratada pela Objetiva: soluções em recursos humanos para a prestação de serviços de tradução e interpretação Libras-Português para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFMG) e cursa a graduação em Matemática na UFMG

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

MURTA, M. A.; FRANCO, I. Produções Literárias Em Libras . Línguas & Letras, [S. l.], v. 25, n. 58, 2024. DOI: 10.5935/1981-4755.20230039. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/34481. Acesso em: 31 mar. 2025.

Edição

Seção

LETRAMENTO LITERÁRIO DO SURDO