Uma Plataforma Educativa Gamificada para Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Experiência de ensino com KAHOOT no Estágio Curricular Obrigatório
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Kahoot/Quiz como auxílio no processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nas séries iniciais do ensino fundamental, ministradas em uma proposta de informática no Colégio Estadual Virmond Suplicy - Francisco Beltrão - PR. O objetivo foi revisar o conteúdo de LIBRAS por meio do jogo Kahoot/Quiz e verificar o quanto esse recurso digital contribui para o processo de ensino e aprendizagem de LIBRAS, identificando principalmente a diversão, a socialização e a comunicação dos estudantes. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a importância da jogabilidade no currículo de LIBRAS e como os jogos podem contribuir nesse sentido. Para a coleta de dados, os pesquisadores analisaram a participação dos alunos surdos em atividades. Foram coletadas as pontuações que estes obtiveram no jogo e em avaliações escritas conduzidas dentro do Kahoot. Finalmente, foi verificado que o Kahoot/Quiz pode contribuir para o aprendizado da LIBRAS de forma divertida, interessante e comunicativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.