Poemas Trava-Línguas Em Libras
A Poética V & V
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20230032Resumo
Este artigo descreve um novo gênero poético em Libras, que nós chamamos “V&V”, um tipo de poema que junta o conceito do trava-língua (ou, seja em Libras, trava-mãos) com elementos poéticos. O gênero V&V, nomeado pelo poema do mesmo título do que surgiu o gênero, baseia-se, primordialmente, na exploração da simetria, do espaço e do ritmo, cada um desses elementos traduzidos de maneira particular na língua de sinais. Nossa pesquisa baseia-se na análise de quatro poemas contemporâneos criados por pessoas surdas brasileiras. Foram analisadas as mudanças dos parâmetros sublexicais dos sinais que ocorrem com as configurações de mão, que podem permanecer iguais ou mudar para outras formas, além do uso de sinais dos números e as letras manuais da Libras. Os resultados evidenciam a diversidade rítmica, que contribui para a organização de harmonias complexas e perfeitas apesar dos desafios que o gênero exige. A análise final apresenta uma avaliação positiva do alto nível estético, destacando como o gênero de poemas trava-mãos V&V distribui oportunidades para seguir regras de qualidade, habilidade e normas da poesia em Libras e em outras línguas de sinais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.