O ENSAIO TATEANTE DE SAMUEL RAWET

Autores

  • Leo Agapejev Andrade

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v11i21.3803
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Samuel Rawet, Martin Buber, ética.

Resumo

Samuel Rawet procurou, por meio do ensaio, levantar questões sobre preocupações – e suas consequências eminentemente éticas, a meu ver – que permeiam seu trabalho ficcional. Em seus ensaios, via de regra, o autor propõe perguntas e busca por respostas possíveis, ainda que provisórias e muitas vezes angustiantes, para inquietações que deixa transparecer também em sua obra ficcional; ou melhor, eminentemente ficcional, já que em Rawet o gênero (forma) ensaio tem fortes traços de crônica. Assim, sua produção ensaística anda lado a lado com a produção de contos e novelas, no desenvolvimento de questões subjacentes a toda a sua escrita e em direção a uma visão de mundo peculiar e especial que evoca, ainda que às avessas, a filosofia de Martin Buber. Dessa forma, pode-se dizer que ensaio e ficção complementam-se – ainda que sejam independentes entre si. O levantamento dessas questões e sua relação com a inquietação ética exprimida em toda a prática literária do autor traz, por sua vez, importantes questões concernentes ao estudo de sua obra como parte significativa da literatura judaica brasileira.

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Publicado

24-11-2010

Como Citar

ANDRADE, L. A. O ENSAIO TATEANTE DE SAMUEL RAWET. Línguas & Letras, [S. l.], v. 11, n. 21, 2010. DOI: 10.5935/rl&l.v11i21.3803. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/3803. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensaísmo e Produção Literária Contemporânea