CORPO E VISUALIDADE DE CONCHITA EM "LA FEMME ET LE PANTIN"
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v11i20.4108Palavras-chave:
Feminilidade, Sedução, Personagem.Resumo
Este trabalho tem como objetivo debater a construção da imagem da personagem Conchita no interior do romance La femme et le pantin, escrito por Pierre Louÿs, em 1898, junto a obras de referência e traduções da literatura, pintura e cinema. Obra do gênero Romance do Inconfessável apresenta características relacionais à sedução e à elaboração do feminino sobre a subversão dos ideais de feminilidade do fin-de-sciècle, recorrendo à idiossincrasia do corpo físico e da espanholidade da personagem, diante dos valores tradicionais da época, bem como sobre a superação da ideia de amor cortês. Tal processo fez com que estes elementos interagissem de forma contínua, entre eles, constituindo-se como uma nova perspectiva à construção da personagem feminina na ficcionalização. Desta forma, tal reflexão dá-se a partir de diferentes aspectos dessa elaboração, a partir da leitura direta dos autores e do romance como base, considerando-se a personagem como resultado vivo das imbricações entre memória, cultura e tempo.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
EDOARDO, L. C. CORPO E VISUALIDADE DE CONCHITA EM "LA FEMME ET LE PANTIN". Línguas & Letras, [S. l.], v. 11, n. 20, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v11i20.4108. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4108. Acesso em: 24 abr. 2025.
Edição
Seção
Estudos Literários
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.