SÉRGIO MONTEIRO ZAN E A VERTIGEM DA LINGUAGEM
Palavras-chave:
Poesia brasileira, Poesia contemporânea, Linguagem, Simbolismo, Sérgio Monteiro ZanResumo
Partindo da noção de permanência das obras literárias no tempo, este artigo traz uma abordagem da poesia de Sérgio Monteiro Zan, apresentada em seu livro As horas sonâmbulas: sonetos extemporâneos, de 2001, com o intuito de perquirir algumas de suas linhas de força e alguns elementos de sua linguagem. Herdeira declarada das realizações do chamado “Simbolismo” de fins do século XIX, tal poesia elege a sua linguagem no espaço de algumas práticas específicas (de forma, vocabulário, sintaxe, imagens), experimentando, na escolha, a possibilidade de uma clivagem que dá à linguagem poética um idioma próprio, ao mesmo tempo pleno e senhor de si, mas esvaziado em suas relações com a linguagem corrente. Esse elemento – que chamamos de vertiginoso – leva a uma reflexão sobre os caminhos da poesia em nossos dias e em suas relações com o passado e a tradição.Downloads
Publicado
07-02-2012
Como Citar
SUTTANA, R. SÉRGIO MONTEIRO ZAN E A VERTIGEM DA LINGUAGEM. Línguas & Letras, [S. l.], v. 12, n. 23, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5049. Acesso em: 21 fev. 2025.
Edição
Seção
Estudos Literários
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.