RELEITURAS DA TRADIÇÃO E FORÇA CRIADORA NO TEATRO DE OSWALD DE ANDRADE

Autores

  • Lourdes Kaminski Alves

Palavras-chave:

Práticas Culturais, Contemporaneidade, Gênero Dramatúrgico, Modernidade, Oswald de Andrade

Resumo

Estudos realizados até o momento nos permitem observar aspectos importantes com relação à tranformação do gênero dramático e, ainda, observar como os elementos formais novos ou da tradição vão sendo assimilados ou reelaborados pelos autores no Modernismo e na produção contemporânea, com sentidos diferentes, transformando o gênero dramático, de modo que é possível observar elementos próprios do gênero trágico antigo que assumem sentidos variados no drama trágico contemporâneo. O mesmo fenômeno vale para elementos do metateatro que sofrem deslocamentos no Teatro de Vanguarda, definindo novas funções. Essa orientação assumida por grande parte das práticas culturais da contemporaneidade é celebrada como uma possibilidade criativa de renovação das matrizes culturais; contudo, tais práticas não são novas e são encontradas na produção do poeta, escritor e dramaturgo Oswald de Andrade. E aqui é importante observar que também Oswald foi buscá-las em fontes da tradição, como observa Gilberto Mendonça Teles (2009) ao falar sobre modelos de interpretação cultural na atualidade. Tendo os estudiosos de Oswald de Andrade tomado como foco muito mais sua prosa e poesia, seus textos de teatro ainda são pouco estudados. No conjunto da obra, os textos de teatro do autor denotam a presença de procedimentos que atestam a modernidade de Oswald na capacidade de antecipar mudanças, atualmente concebidos como procedimentos e tendências de uma poética contemporânea. Esta é a reflexão que intentamos no presente texto.

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Publicado

17-08-2011

Como Citar

ALVES, L. K. RELEITURAS DA TRADIÇÃO E FORÇA CRIADORA NO TEATRO DE OSWALD DE ANDRADE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5522. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Literatura