LITERATURA INFANTIL PARA UMA FORMAÇÃO LEITORA MULTICULTURAL

Autores

  • Ruth Ceccon Barreiros
  • Nancy Rita Ferreira Vieira

Palavras-chave:

Leitura, Formação de leitores, Literatura Infantil Afro-brasileira.

Resumo


O presente ensaio visa apresentar algumas reflexões acerca da estrutura composicional de duas obras literárias infantis de temática afro-brasileira e suas implicações na formação leitora do Ensino Fundamental I. As obras selecionadas são: “Os Reizinhos de Congo” (2007) de Edimilson de Almeida Pereira; e “A África, meu pequeno Chaka” (2006), de Marie Sellier, tradução de Rosa Freire D’Aguiar. Parte-se do princípio de que, no processo formativo em leitura e cultura, a organização estrutural da obra de literatura infantil figura como um fator que pode despertar maior ou menor interesse do leitor em construção nas séries iniciais. O educador que desejar formar leitores proficientes deverá conhecer e explorar os aspectos estruturais, linguísticos e contextuais do texto literário para levar o aprendiz a depreender os sentidos. Esses estudos estão fundamentados nos aspectos sociológicos da leitura, conforme Freire (2006) e Silva (1998), de cultura em Hall (1997), de formação leitora, por meio da literatura infantil, em Zilbermann (2003), Abramovich (1983), Aguiar e Bordini (1993), Cademartori (2009), Coelho (2000), dentre outros. Considera-se, ainda, que a escola é lócus de diversidade etno-racial e a literatura infantil de temática afro-brasileira, quando presente neste contexto e adequadamente trabalhada, poderá oportunizar às crianças uma formação leitora proficiente, conhecimentos acerca da cultura africana, além de promover o respeito às diferenças, desde os primeiros anos escolares. 

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

BARREIROS, R. C.; VIEIRA, N. R. F. LITERATURA INFANTIL PARA UMA FORMAÇÃO LEITORA MULTICULTURAL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 12, n. 23, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5981. Acesso em: 2 dez. 2021.

Edição

Seção

Leitura e Formação: Professores Leitores