AS CRIAÇÕES METAFÓRICAS POPULARES: O CASO DAS ALPARGATAS NO PARANÁ E EM LONDRINA
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v12i22.5989Palavras-chave:
Variação lexical, Londrina e Paraná, alpargatas, criações metafóricas populares.Resumo
Neste artigo temos como proposta analisar as cartas lexicais de três atlas linguísticos paranaenses: dois do município de Londrina (AGUILERA, 1987 e ROMANO, 2012) e um estadual, Atlas linguístico do Paraná (AGUILERA, 1994), referentes às variantes para alpargatas. Por se tratar de um calçado popular e em desuso no Paraná, com este trabalho objetivamos verificar e discutir: (i) por meio de pesquisa em tempo real e em tempo aparente (LABOV, 1996 [1972]), em duas sincronias, as mudanças e resistências de unidades lexicais na fala de londrinenses; (ii) o acervo lexical coletado nos três atlas e sua dicionarização; (iii) como se processa a criação de formas populares para a designação de um calçado tão popular no início do povoamento do norte do Paraná.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
AGUILERA, V. de A.; ROMANO, V. P. AS CRIAÇÕES METAFÓRICAS POPULARES: O CASO DAS ALPARGATAS NO PARANÁ E EM LONDRINA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 12, n. 22, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v12i22.5989. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5989. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Crenças e Atitudes Linguísticas em Regiões de Línguas em Contato
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.