ITEM ATÉ EM ENTREVISTA CONCEDIDA POR IMIGRANTE PARAGUAIA
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v12i22.5990Palavras-chave:
até, marcadores discursivos, operadores argumentativosResumo
Há uma tendência de os estudos linguísticos mais recentes proporem análises a partir de uma abordagem que considera a língua em uso. Por isso, na presente pesquisa, decidiu-se utilizar como corpus a transcrição de uma entrevista realizada com uma mulher trilíngue. Dentre as possibilidades de estudo do corpus, optou-se pela análise do vocábulo até devido à frequência com que aparece na fala da entrevistada e às diferentes funções que assume no discurso. Para o desenvolvimento das análises, tomaram-se como aporte teórico os estudos de Ducrot (1981,) no que se refere aos operadores argumentativos. Estes são considerados estratégias ativadas, explicitamente, na estrutura textual, pelos enunciadores para atingir determinados fins. As análises também são norteadas pelos estudos do NURC no que diz respeito aos marcadores discursivos, entendidos como unidades que buscam dar coesão às sequências discursivas. Consideram-se, ainda, os postulados de Marcuschi (1991), Risso, Silva e Urbano (2006) e Koch (2000) acerca da questão. A análise dos recortes em que aparece o termo até permite afirmar que não há uma regularidade no que se refere às funções desempenhadas por tal unidade, devendo-se considerar, no processo de interpretação, o contexto enunciativo.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
FRANÇA, J. de S.; SELLA, A. F. ITEM ATÉ EM ENTREVISTA CONCEDIDA POR IMIGRANTE PARAGUAIA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 12, n. 22, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v12i22.5990. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5990. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Crenças e Atitudes Linguísticas em Regiões de Línguas em Contato
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.