DO PALCO À ACADEMIA: A CONSTRUÇÃO DRAMATÚRGIA DE MÃO NA LUVA, DE ODUVALDO VIANNA FILHO
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Palavras-chave:
Teatro Brasileiro, Oduvaldo Vianna Filho, PersonagensResumo
Ancorando-se nos estudos de Ubersfeld (2005), Ryngaert (1996), Pallottini (1998), Pavis (1999) e Magaldi (1984, 1997) acerca do modo de estruturação do texto teatral, bem como apoiado pela estruturação simbólica de Chevalier e Ghueerbrant (1998), este trabalho tem como objeto a análise das falas das personagens Ele e Ela contidas no texto dramático Mão na luva (1966), do dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho. O trabalho aborda a dinâmica das relações entre as personagens, visando analisar, de forma específica, a construção dramatúrgica de Vianna Filho, observando os aspectos peculiares do autor e ressaltando a polêmica relação entre texto e representação. Pretende-se mostrar, por meio das estratégias de construção do texto, a visada poética do dramaturgo, buscando a compreensão das nuances do discurso político-social contidas na peça, que fornece, entre outros aspectos, características relevantes a serem consideradas no âmbito analítico: a identidade, a situação social e financeira em que se encontram os protagonistas, as convicções político-ideológicas e as relações de poder que se manifestam em boa parte dos diálogos. Todas essas questões são fundamentais para o processo de compreensão diegética, uma vez que, inevitavelmente, são fontes geradoras de conflito.Downloads
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Publicado
20-02-2013
Como Citar
ENEDINO, W. C.; DUENHA, A. D. DO PALCO À ACADEMIA: A CONSTRUÇÃO DRAMATÚRGIA DE MÃO NA LUVA, DE ODUVALDO VIANNA FILHO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 13, n. 25, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/7110. Acesso em: 29 mar. 2025.
Edição
Seção
Estudos Literários
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