LITERATURA COMPARDA: VISÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DESDE UMA PERSPECTIVA BRASILEIRA
Agências de fomento
Fundação Araucária
Palavras-chave:
Literatura Comparada, América Latina, hibridação e mestiçagem, movimentos de ruptura e transgressão.Resumo
RESUMO: Ao partir da instituição da disciplina Literatura Comparada na França, nas primeiras décadas do século XIX, buscamos refletir nesse texto sobre a prática comparatista sob suas primeiras diretrizes. Essas diretrizes estabeleciam como primordial os estudos sistemático que buscavam estabelecer as relações de fontes, influências e filiações que se revelassem presentes nas produções dos grandes literatos, assim como as discussões em torno dos conceitos de literatura individual, nacional e universal. A transposição dessa prática ao contexto peculiar da América Latina exigiu adequações e reestruturações nessas diretrizes já que nesse contexto histórico, político, social e cultural post-colonialista a instituição da disciplina e a prática que com ela se instala necessitaram de uma nova base teórica. Apontamos, assim, algumas das principais contribuições de estudiosos brasileiros às novas bases teóricas que orientam a Literatura Comparada na América Latina, especialmente no Brasil.Downloads
Publicado
17-06-2013
Como Citar
FLECK, G. F. LITERATURA COMPARDA: VISÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DESDE UMA PERSPECTIVA BRASILEIRA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 13, n. 25, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/7322. Acesso em: 29 mar. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS COMPARADOS EM LITERATURA E CULTURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
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