PERCORRENDO ROTEIROS TEÓRICOS PARA A INTERPRETAÇÃO

Autores

  • Aparecida Feola Sella
  • Jorge Bidarra
  • Ivo José Dittrich
  • Beatriz Helena Dal Molin

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v7i12.889

Resumo

Este artigo representa um ensaio, ainda inicial, sobre discussões interdisciplinares que se voltam para a compreensão da construção da interpretação, aqui entendida como um processo a ser verificado em várias partes do texto. O primeiro percurso anuncia o hipertexto como resultado de uma singular interpretação. Cada sujeito escolhe a forma de elaborar a construção lingüística, icônica, musical e plástica, que pode ou não corresponder a sua realidade física. No âmbito da Pragmática, contextos são considerados, desde aspectos sociais até características cognitivas. O reconhecimento do léxico remete a noções como informações lingüísticas, forma de armazenamento, estruturação e organização. Entender a frase tendo o verbo como núcleo, bem como o relacionamento com o seu complemento, pode render avaliações diferenciadas das informações contidas nas frases de um texto. Ou seja, estão presentes, neste texto, roteiros teóricos que podem revelar partes de um todo, nas quais cada elemento lingüístico deve ser considerado.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

SELLA, A. F.; BIDARRA, J.; DITTRICH, I. J.; DAL MOLIN, B. H. PERCORRENDO ROTEIROS TEÓRICOS PARA A INTERPRETAÇÃO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 7, n. 12, p. p. 27–47, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v7i12.889. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/889. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Um Olhar na Ciência Linguística