OS TRAÇOS (INTER)LINGÜÍSTICOS/CULTURAIS E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Clarice Nadir von Borstel

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v8i14.904

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os fenômenos de usos de línguas em e de contato, os aspectos lingüísticos e culturais, em comunidades multilíngües, um cenário de descendentes de (i)migrantes de vários estados do país e de países, principalmente aqueles que se encontram na fronteira do oeste paranaense. Pretende-se, também, mostrar se há alguma referência sobre os fenômenos de usos lingüísticos nos PCNs, documentos de orientação para o professor e facilitador da prática pedagógica, que, em nenhum momento, faz uma reflexão sobre os traços pluriculturais de contato lingüístico no português brasileiro, um tão complexo tema e tão real como o da diversidade de línguas em e de contato na região. Acredita-se que este conhecimento sociolingüístico é necessário para o trabalho em sala de aula - o professor desta região, que vai ensinar a Língua Portuguesa, tem que saber sobre a língua étnica de seu aluno. Trata-se, desse modo, de uma análise lingüística e didática a que os docentes precisam atender e, assim, possam ser aceitas para poder analisar os traços lingüísticos e culturais diferentes a partir da língua materna vernácula dos descendentes de (i)migrantes para poder observar e trabalhar os traços semelhantes e diferentes na oralidade e na escrita do aluno.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

VON BORSTEL, C. N. OS TRAÇOS (INTER)LINGÜÍSTICOS/CULTURAIS E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 8, n. 14, p. p. 51–66, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v8i14.904. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/904. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos