O DISCURSO DO PROFESSOR NA UNIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DE METÁFORAS COGNITIVAS

Autores

  • Fabíola Aparecida Sartin Dutra P. Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v8i14.908

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar alguns casos de metáforas evidenciadas no discurso falado de professores na universidade. Almeja, também, apresentar um breve histórico sobre os tipos de metáforas de base cognitiva; como suporte teórico, o estudo baseia-se em Lakoff e Johnson (1980), porém, serão apresentados trabalhos de outros estudiosos do assunto. Quanto aos procedimentos metodológicos, a lingüística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2000, 2003, 2004) foi utilizada no que tange à identificação e à categorização das metáforas. Ao utilizar os recursos oferecidos pela lingüística de corpus como instrumento de análise, foi possível identificar e interpretar as metáforas mais rapidamente nos dados. A seleção das metáforas foi feita pelo recurso computacional (WordSmith tools) disponibilizado pelos estudos de corpora do LAEL PUC/SP. Os dados são compostos por aulas e entrevistas com os participantes, que no caso, são dois professores: um do curso de Letras e outro do curso de Direito. A coleta dos dados foi feita a partir da gravação e transcrição do material gravado.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ALMEIDA, F. A. S. D. P. O DISCURSO DO PROFESSOR NA UNIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DE METÁFORAS COGNITIVAS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 8, n. 14, p. p. 129–146, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v8i14.908. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/908. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos