DRUMMOND E PAUL KLEE: UM DIÁLOGO ENTRE OLHARES
Palavras-chave:
Gaucherie, Drummond, Anjos de Klee.Resumo
Ao se pensar em Drummond, de imediato o termo que se lhe associa é o gauche, palavra que consagrou o poeta modernista com os versos inicias de Alguma Poesia. Tal comportamento, pois seria então um comportamento e não somente uma mera definição objetiva do vocábulo, é sugerido pelo anjo torto que vive na sombra, e esta designação prevalece diante das circunstâncias. O anjo espia o poeta, da sombra, mas em dois momentos específicos faz-se presente na vida do sujeito lírico: em seu nascimento como menino e em seu nascimento como poeta. A perspectiva do olhar gauche modifica-se ao longo de sua trajetória, o poeta se vê diante do mundo como ser maior, menor ou igual a este, segundo Sant’Anna (1992). Colocando-se no mundo, o gauche é, além de observador, um experienciador, e seu olhar mais maduro compara-se aos olhares rasgados dos anjos de Klee, conforme Cançado (2006). Portanto, o diálogo que se faz aqui entre o poeta modernista e o pintor suíço do movimento impressionista de vanguarda pretende observar e analisar através da noção da gaucherie os anjos das pinturas, com o intuito de ilustrar de que modo a poesia de Drummond se mostra como arte efetiva, no processo de construção literária e de constituição de um sujeito símbolo do universo moderno e pós-moderno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.