COSMOGONIA TAPUIA COMO RASTRO IDENTITÁRIO EM XILOGRAVURAS NO ROMANCE D’A PEDRA DO REINO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.26097
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Keywords:

Ariano Suassuna, Cosmogonia Ameríndia, Sinais Rupestres, Itacoatiara do Ingá.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar a constituição do campo simbólico empregado por Ariano Suassuna à ilustração de suas obras, principalmente aquelas que compõem o Romance d’A Pedra do Reino, no que tange à presença de um caráter ameríndio cosmogônico ressignificado pela interpretação mítica cariri que se instaurara em seu discurso, constituído por resíduos de memória e de mentalidades redivivos em rastros significativos que integralizam obras plásticas (eruditas e populares) e sinais rupestres em sua obra literária. Objetiva-se, ainda, debater a forma como esses rastros são constituídos num todo partilhado, distinto de sua origem, em marcador residual de presença de mentalidade ameríndia canibalizada em sua obra literária.

Author Biography

Marcos Paulo Torres Pereira, Universidade Federal do Amapá

Professor Assistente de Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutorando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Coordena o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Pós-coloniais (NePC) e participa como pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Estudos Literários (NUPEL), ambos da Universidade Federal do Amapá.

Published

02-07-2021

How to Cite

PEREIRA, M. P. T. COSMOGONIA TAPUIA COMO RASTRO IDENTITÁRIO EM XILOGRAVURAS NO ROMANCE D’A PEDRA DO REINO. Journal of Literature, History and Memory, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 352–370, 2021. DOI: 10.48075/rlhm.v17i29.26097. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/26097. Acesso em: 9 jul. 2025.

Issue

Section

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA