COSMOGONIA TAPUIA COMO RASTRO IDENTITÁRIO EM XILOGRAVURAS NO ROMANCE D’A PEDRA DO REINO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.26097Palavras-chave:
Ariano Suassuna, Cosmogonia Ameríndia, Sinais Rupestres, Itacoatiara do Ingá.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a constituição do campo simbólico empregado por Ariano Suassuna à ilustração de suas obras, principalmente aquelas que compõem o Romance d’A Pedra do Reino, no que tange à presença de um caráter ameríndio cosmogônico ressignificado pela interpretação mítica cariri que se instaurara em seu discurso, constituído por resíduos de memória e de mentalidades redivivos em rastros significativos que integralizam obras plásticas (eruditas e populares) e sinais rupestres em sua obra literária. Objetiva-se, ainda, debater a forma como esses rastros são constituídos num todo partilhado, distinto de sua origem, em marcador residual de presença de mentalidade ameríndia canibalizada em sua obra literária.
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