A construção memorial das identidades por um vendedor de passados, de José Eduardo Agualusa
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v6i7.4431Keywords:
Memória. Identidade. Ficção. O real na narrativa. Construção. José Eduardo Agualusa. O vendedor de passados (2004).Abstract
Analisa-se o constructo memorial das múltiplas identidades no cerne narrativo de O vendedor de passados (2004), de José Eduardo Agualusa, escritor angolano que converge a partir da narração de uma osga o fluxo de identidades em trânsito diante de uma memória colonizada. Percorre-se, para tanto, a linha tênue entre a ficção e a própria noção do real na narrativa diante de uma profusão de vozes que envolvem o leitor nesse rol de memórias “vividas” e inventadas. Faz-se dessa maneira um questionamento crítico e teórico diante dessa construção de identidades por uma memória processual, coletiva que imbrica o histórico e o ficcional no universo literário dessa vivência híbrida.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.