A carnavalização no romance O Chalaça (1994) e sua reprodução na minissérie televisiva “O quinto dos infernos”
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v6i7.4484Keywords:
Novo romance histórico, O Chalaça (1994), intertextualidade, “O quinto dos infernos”.Abstract
Em seu romance Galantes memórias e admiráveis aventuras do virtuoso conselheiro Gomes, O Chalaça (1994), o escritor José Roberto Torero procede à releitura da história brasileira sob a perspectiva de Francisco Gomes da Silva, secretário pessoal do imperador brasileiro D. Pedro I. Aqui, Torero articula os traços que a definem como um novo romance histórico, segundo características apontadas por Menton (1993), com as premissas da picaresca espanhola clássica, expressas na obra inaugural do gênero A vida de Lazarilho de Tormes e suas fortunas e adversidades. Assim, a personagem-narrador Francisco Gomes da Silva, exemplo de pícaro, narra eventos desde a vinda da família real portuguesa para o Brasil (1808), passando por episódios como a proclamação da Independência do Brasil (1822), até o período após a morte de D. Pedro I, em Portugal. Seguindo perspectiva análoga ao novo romance histórico de desconstrução de imagens cristalizadas de personagens e eventos históricos, a minissérie “O quinto dos infernos” ficcionaliza, além de um período semelhante ao representado no romance de Torero (1994), algumas das personagens históricas conhecidas também presentes no romance histórico em questão, dentre as quais D. Pedro I. Esta minissérie foi exibida em 2002 pela rede Globo e concebida como uma parceria entre o autor Carlos Lombardi e o diretor Wolf Maia. Destarte, analisaremos neste trabalho a utilização e importância da carnavalização, seguindo a concepção bakhtiniana do conceito, para fomentar o processo desconstrucionista na obra de Torero (1994) e na minissérie “O quinto dos infernos”, explicitando a intertextualidade entre as duas produções.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.