LITERATURA, FRONTEIRA E COMÉRCIO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v12i20.12677Palabras clave:
Literatura, fronteira, comércioResumen
O objetivo deste trabalho, de abordagem qualitativa, é discutir o comércio realizado pelos quileiros entre as cidades gêmeas Aceguá (Brasil) e Aceguá (Uruguai) e a cidade de Melo (Uruguai). A partir da leitura do livro Conto do país dos gaúchos do escritor uruguaio Julián Murguía, como principal referência, discutimos como acontece esse tipo de atividade comercial fronteiriça considerada não oficial. O referencial teórico advém de Bakhtin (2000) e suas contribuições sobre alteridade, de Miotello (2005, 2009) sobre o conceito de ideologia, dentre outros investigadores. Pudemos observar com nossas análises que, embora esse tipo de comércio seja considerado ilegal e as pessoas que o praticam sejam perseguidas, ele é necessário para que elas sobrevivam, uma vez que a política econômica prevista no Mercosul não contempla as vulneráveis populações fronteiriças.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.