O leitor, as leituras e a questão da intertextualidade em Fedra y otras griegas, de Ximena Escalante

Autores

  • Enio Gontijo de Lacerda Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.29639

Resumo

Este trabalho pretende, primeiramente, estabelecer uma relação entre o processo de leitura e escrita de uma obra, mostrando como a figura do leitor está presente em sua elaboração. Tenta também captar e analisar os procedimentos empregados pela dramaturga mexicana Ximena Escalante na composição de seu drama Fedra y otras griegas assim como as articulações e extensa rede dialética entre sua Fedra e as de outros dramaturgos como Sêneca e Racine. Para isso, recorremos à intertextualidade como meio de investigação para averiguar tais procedimentos. Nesta Fedra “moderna” temos o rearranjo e a reatualização de um mito, ou melhor dizendo, mitos gravados na memória individual e coletiva. O retorno a ele é visto aqui principalmente como retorno a outros textos que, mesmo de forma independente, comunicam-se extensivamente revitalizando e criando um movimento de múltiplas leituras. As releituras e (des)construções da obra marcam a longevidade do texto/mito original, ampliando seu eco em diferentes movimentos literários e históricos, acrescentando novas referências. A encenação ou arte performática no texto de Ximena Escalante é algo que desafia a própria forma, o que também diagnostica a crise da representação a nível identitário e memorialístico. Concluímos que em Fedra y otras griegas, os procedimentos literários usados na concepção da obra (sobretudo no terreno da leitura e intertextualidade/dialogismo) são mais importantes que o seu próprio enredo, característica predominante no modelo estético da pós-modernidade.

Biografia do Autor

Enio Gontijo de Lacerda, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando no Programa de pós-graduação em Letras/ Literatura pela Universidade Federal do Espírito Santo(bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestrado em Literaturas deLíngua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui graduação em Letras - LínguaPortuguesa e Literatura Brasileira e Língua e Literatura Francesa pela Universidade Federal de Minas Gerais eLetras Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura eensino de línguas estrangeiras. Tem diploma superior de espanhol (DELE C2) e realizou intercâmbios naInglaterra (2010) e África do Sul (2012). Integrante do Grupo de Estudos Literários e Musicológicos daUniversidade Federal do Espírito Santo NELM/ CNPq Tem interesse nas relações entre literatura e música, cinemae teatro, intertextualidade, semiótica, tradução e ensino/aprendizagem de português e línguas estrangeiras.

Downloads

Publicado

24-01-2023

Como Citar

GONTIJO DE LACERDA, E. O leitor, as leituras e a questão da intertextualidade em Fedra y otras griegas, de Ximena Escalante. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 32, 2023. DOI: 10.48075/rlhm.v18i32.29639. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/29639. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEATRO LATINO-AMERICANO CONTEMPORÂNEO: MEMÓRIA E TESTEMUNHO