O leitor, as leituras e a questão da intertextualidade em Fedra y otras griegas, de Ximena Escalante
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.29639Resumo
Este trabalho pretende, primeiramente, estabelecer uma relação entre o processo de leitura e escrita de uma obra, mostrando como a figura do leitor está presente em sua elaboração. Tenta também captar e analisar os procedimentos empregados pela dramaturga mexicana Ximena Escalante na composição de seu drama Fedra y otras griegas assim como as articulações e extensa rede dialética entre sua Fedra e as de outros dramaturgos como Sêneca e Racine. Para isso, recorremos à intertextualidade como meio de investigação para averiguar tais procedimentos. Nesta Fedra “moderna” temos o rearranjo e a reatualização de um mito, ou melhor dizendo, mitos gravados na memória individual e coletiva. O retorno a ele é visto aqui principalmente como retorno a outros textos que, mesmo de forma independente, comunicam-se extensivamente revitalizando e criando um movimento de múltiplas leituras. As releituras e (des)construções da obra marcam a longevidade do texto/mito original, ampliando seu eco em diferentes movimentos literários e históricos, acrescentando novas referências. A encenação ou arte performática no texto de Ximena Escalante é algo que desafia a própria forma, o que também diagnostica a crise da representação a nível identitário e memorialístico. Concluímos que em Fedra y otras griegas, os procedimentos literários usados na concepção da obra (sobretudo no terreno da leitura e intertextualidade/dialogismo) são mais importantes que o seu próprio enredo, característica predominante no modelo estético da pós-modernidade.
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