A Rainha Margot em duas versões
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v6i7.4416Palavras-chave:
La reine Margot, Alexandre Dumas père, Patrice Chéreau, romance histórico tradicional, cinema francês contemporâneoResumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo comparativo entre o romance La reine Margot (1845), de Alexandre Dumas père, e o filme homônimo (1994), de Patrice Chéreau, a partir, sobretudo, da consideração de seu caráter histórico, das condições de produção de cada “discurso” e da atuação das personagens em ambas as narrativas. O romance foi originalmente publicado sob a forma de folhetim no jornal francês La presse, durante os anos de 1844 e 1845, o que explica a sua longa extensão e outros traços como o “gancho” entre os capítulos. Ele constitui-se de uma trilogia cuja ação se desenrola durante as guerras de religião, o que lhe garante, dentre outros aspectos genéricos típicos, a classificação como um romance histórico tradicional, tendo o episódio do Massacre de São Bartolomeu como o fato que lhe é mais marcante. Quanto ao filme, que foi merecedor de cinco prêmios César, de dois prêmios no Festival de Cannes e de uma indicação ao Oscar de melhor figurino, tem a atriz Isabelle Adjani no papel de protagonista. Com algumas diferenças relevantes em relação ao romance, observa-se que a ação do filme se passa de agosto de 1572 até 1574 numa Paris que é o alvo da ebulição que caracterizou os conflitos entre os católicos e os protestantes. Desse modo, a comparação entre as duas linguagens artísticas se deterá no estudo do perfil das personagens, das circunstâncias em que foram produzidas e da conformação histórica que lhes é característica.Downloads
Publicado
26-11-2010
Como Citar
LICHTSCHEIDL MARETTI, M. L. A Rainha Margot em duas versões. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 6, n. 7, p. p. 227–237, 2010. DOI: 10.48075/rlhm.v6i7.4416. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/4416. Acesso em: 18 abr. 2025.
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