Plata quemada: do livro para as telas
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v6i7.4490Palavras-chave:
Plata quemada, literatura e cinema, intertextualidade.Resumo
O objetivo do presente trabalho é fazer uma análise comparativa entre o romance Plata quemada (1997), de Ricardo Piglia e o filme homônimo dirigido por Marcelo Piñeyro. As duas obras baseiam-se em uma história real que ocorreu em 1965, em San Fernando, província de Buenos Aires. Em plena tarde, um grupo assalta o caminhão que transportava o dinheiro do banco até a prefeitura, destinado ao pagamento do salário de funcionários municipais e às obras de saneamento. Seria um simples roubo, se policiais e políticos não estivessem envolvidos e se os assaltantes não resolvessem trair os seus cúmplices e fugirem para Montevidéu. Apesar de saberem que são procurados, sentem-se sufocados e circulam livremente pela capital uruguaia, até que, casualmente, são descobertos pela polícia. Quando percebem que estão cercados, resolvem enfrentar seus perseguidores. Partindo do princípio de que a narrativa cinematográfica possui várias peculiaridades em relação à literária, pretende-se, verificar a maneira como o cineasta Marcelo Piñeyro, ao fazer a transposição do livro para o cinema, interpreta esse romance. Acredita-se que essa articulação entre o texto literário e a sua adaptação para o cinema irá permitir algumas considerações a respeito dos mecanismos com que a linguagem da literatura e do cinema dialogam entre si, possibilitando novas leituras da referida obra.
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