Parâmetros nutricionais da lâmina foliar de diferentes forrageiras tropicais
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v15i2.13244Mots-clés :
Chemical composition, Cynodon, digestibilityRésumé
OObjetivou-se por meio deste trabalho avaliar o valor nutritivo da lâmina foliar de diferentes genótipos do gênero Cynodon em quatro idades de rebrota (28, 48, 63 e 79 dias), por meio da composição química e da digestibilidade in vitro da matéria seca. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com tratamentos arranjados em esquema de parcelas subdivididas, sendo os genótipos estudados (cultivares) (Tifton 68, Tifton 85, Russel, Jiggs e Vaquero) as parcelas, e as quatro idades de corte as subparcelas (28, 48, 63 e 79 dias). Verificou-se aumento no teor de matéria seca com o avanço da idade da planta que variou de 30% a 70%, aos 28 e 79 dias de rebrota, respectivamente. Houve redução no teor de proteína bruta dos genótipos de 25 g kg-1 quando aumentou a idade de rebrota de 28 para 79 dias, com redução diária de 1,79%. Houve incrementos diários de 1,72% e 1,17% no teor de fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido, respectivamente. O manejo de todos os genótipos na idade de 28 dias de rebrota proporcionou maior digestibilidade in vitro da matéria seca da lâmina foliar (79,65%). Recomenda-se o intervalo de corte para todos os genótipos a cada 28 dias, em função do melhor valor nutricional.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.