Estabilidade de genótipos de feijoeiro cultivados em condições de safra das águas e da seca em Marechal Cândido Rondon - Pr.
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v5i1.2087Palabras clave:
Estabilidade, adaptabilidade, cultivar, feijãoResumen
Este trabalho objetiva avaliar a estabilidade de genótipos de feijoeiro, cultivados em condições de safra das águas e da seca no município de Marechal Cândido Rondon, região Oeste do Estado do Paraná. O delineamento experimental utilizado em cada ambiente foi de blocos ao acaso, com quatro repetições e sete tratamentos (dois cultivares do tipo grão preto: FT-Nobre e IAC-Unã e cinco do tipo grão carioca: IAPAR-80, IAPAR-81, Pérola, Carioca e Rudá). Os resultados encontrados indicam que a maioria dos cultivares de feijoeiro, mostraram adaptação ampla na mudança de um ambiente de cultivo da época seca para o cultivo da época das águas. Dos cultivares avaliados, 71% mostraram alta estabilidade. Os cultivares FT-Nobre, IAPAR-80 e IAPAR-81 foram tipificados como cultivares ideais pela superioridade relativa no rendimento, adaptabilidade ampla e alta previsibilidade. O cultivar Rudá foi o mais produtivo na época da seca, mostrou adaptabilidade a este ambiente com uma alta previsibilidade e foi recomendado apenas para esta época.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.