Produtividade de feijoeiro-caupi cultivado com estirpes rizobianas e doses de fósforo

Autores

  • Manoel Mota dos Santos Universidade Federal do Tocantins/ Professor
  • Valéria França Brito Universidade Federal do Tocantins/Aluna de graduação
  • Evaldo Morais da Silva Universidade Federal do Pará
  • Mauro Gomes dos Santos Universidade Federal do Tocantins / Doutorando
  • Hélio Bandeira Barros Universidade Federal do Tocantins/ Professor
  • Marilia Barcelos Souza Lopes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18188/sap.v18i3.21812
Agências de fomento

Resumo

A fixação biológica de nitrogênio tem se mostrado indispensável para a sustentabilidade da agricultura brasileira, devido ao fornecimento de nitrogênio com baixo custo econômico para as culturas e redução no impacto ambiental. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a eficiência de estirpes rizobianas e doses de fósforo, para maximizar o crescimento de duas cultivares de feijoeiro-caupi e fixação de azoto e obtenção de melhor desempenho agronômico. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 6 (2 estirpes de rizóbio + 1 tratamento sem inoculação x 6 doses de fósforo), contendo 4 repetições. As doses consistiram de 0, 30, 60, 90, 120 e 150 kg ha-1 de P2O5. A adubação potássica foi realizada na semeadura, utilizando 60 kg ha-1 de K2O. O suprimento de água para a cultura foi realizado com irrigação e turno de rega de dois dias, com vazão aproximada de 5 mm. As características avaliadas foram: clorofila realizada aos 45 dias após a semeadura, biomassa seca da parte aérea (g), peso de cem sementes (g), nitrogênio total da parte aérea (dag kg ha-1) e produtividade (kg ha-1). De modo geral as duas estirpes testadas apresentaram capacidade para nodulação e fixação biológica de nitrogênio. A estirpe INPA 03-11B foi a mais indicada para a cv. BRS Sempre Verde e a BR 3299 a mais indicada para a cv. BRS Vinagre de feijoeiro-caupi. A dose de fósforo que condicionou a máxima eficiência agronômica em feijoeiro-caupi variou de 70 a 110 kg ha-1. Maior teor de nitrogênio para as duas cultivares de feijoeiro foi verificado com a utilização da estirpe BR 3299.

Biografia do Autor

Manoel Mota dos Santos, Universidade Federal do Tocantins/ Professor

Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: zea mays L., soja, milho, feijão, composto orgânico e produtividade. Atualmente bolsistas do Programa Institucional Produtividade em Pesquisa/UFT.

Valéria França Brito, Universidade Federal do Tocantins/Aluna de graduação

Aluna de graduação/Universidade Federal do Tocantins

Evaldo Morais da Silva, Universidade Federal do Pará

Agrônomo pela UFT, pós graduação em georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos pela faculdade Sul da America, Me. Produção Vegetação pela UFT. Atualmente trabalha na Universidade Federal do Pará

Mauro Gomes dos Santos, Universidade Federal do Tocantins / Doutorando

Doutorando em Produção Vegetal na Universidade Federal do Tocantins. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2003). Especialista em Educação Ambiental. Atualmente é professor do Instituto Federal do Tocantins, Campus de Araguatins. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Extensão Rural, Gestão Educacional, Desenvolvimento Sustentável, Docência e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Culturas Anuais, Feijão Caupi, Desenvolvimento Regional, Agricultura Alternativa, Entomologia Agrícola, Educação e Práticas Ambientais.

Hélio Bandeira Barros, Universidade Federal do Tocantins/ Professor

Engenheiro Agrônomo pela Universidade do Tocantins, Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Na Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi, curso de Agronomia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura da soja e do girassol, melhoramento vegetal, manejo e produção de sementes, doenças, manejo de recursos genéticos vegetais e melhoramento de espécies com potencial para produção de bioenergia.

Marilia Barcelos Souza Lopes, Universidade Federal do Tocantins

Pesquisadora CAPES PNPD no Programa de Pós graduação de Produção Vegetal na Universidade Federal do Tocantins campus de Gurupi

Downloads

Publicado

21-01-2020

Como Citar

SANTOS, M. M. dos; BRITO, V. F.; SILVA, E. M. da; SANTOS, M. G. dos; BARROS, H. B.; LOPES, M. B. S. Produtividade de feijoeiro-caupi cultivado com estirpes rizobianas e doses de fósforo. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 209–217, 2020. DOI: 10.18188/sap.v18i3.21812. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21812. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos