Produtividade de feijoeiro-caupi cultivado com estirpes rizobianas e doses de fósforo
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v18i3.21812
Agências de fomento
Resumo
A fixação biológica de nitrogênio tem se mostrado indispensável para a sustentabilidade da agricultura brasileira, devido ao fornecimento de nitrogênio com baixo custo econômico para as culturas e redução no impacto ambiental. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a eficiência de estirpes rizobianas e doses de fósforo, para maximizar o crescimento de duas cultivares de feijoeiro-caupi e fixação de azoto e obtenção de melhor desempenho agronômico. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 6 (2 estirpes de rizóbio + 1 tratamento sem inoculação x 6 doses de fósforo), contendo 4 repetições. As doses consistiram de 0, 30, 60, 90, 120 e 150 kg ha-1 de P2O5. A adubação potássica foi realizada na semeadura, utilizando 60 kg ha-1 de K2O. O suprimento de água para a cultura foi realizado com irrigação e turno de rega de dois dias, com vazão aproximada de 5 mm. As características avaliadas foram: clorofila realizada aos 45 dias após a semeadura, biomassa seca da parte aérea (g), peso de cem sementes (g), nitrogênio total da parte aérea (dag kg ha-1) e produtividade (kg ha-1). De modo geral as duas estirpes testadas apresentaram capacidade para nodulação e fixação biológica de nitrogênio. A estirpe INPA 03-11B foi a mais indicada para a cv. BRS Sempre Verde e a BR 3299 a mais indicada para a cv. BRS Vinagre de feijoeiro-caupi. A dose de fósforo que condicionou a máxima eficiência agronômica em feijoeiro-caupi variou de 70 a 110 kg ha-1. Maior teor de nitrogênio para as duas cultivares de feijoeiro foi verificado com a utilização da estirpe BR 3299.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
21-01-2020
Como Citar
SANTOS, M. M. dos; BRITO, V. F.; SILVA, E. M. da; SANTOS, M. G. dos; BARROS, H. B.; LOPES, M. B. S. Produtividade de feijoeiro-caupi cultivado com estirpes rizobianas e doses de fósforo. Scientia Agraria Paranaensis, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 209–217, 2020. DOI: 10.18188/sap.v18i3.21812. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/scientiaagraria/article/view/21812. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.