Treinamento na estimativa da altura de árvores de grande porte em floresta inequiânea
Mots-clés :
balizamento, Floresta Estacional Semidecidual, régua retrátilRésumé
Objetivou-se avaliar o aumento da exatidão na estimativa da altura total de árvores maiores que 15 metros, mediante treinamento, em duas condições de terreno de uma Floresta Estacional Semidecidual (FES). Foram escaladas e medidas a altura de 211 árvores, distribuídas em terreno plano e declivoso, em uma FES, localizada no estado do Espírito Santo. As mesmas árvores tiveram suas alturas estimadas visualmente por dois mensuradores, tendo um recebido treinamento e o outro não, ambos com auxílio de régua retrátil graduada de 15 m apoiada em cada árvore. Foram definidas três classes de altura: 1 (15-17,9 m), 2 (18-20,9 m) e 3 (>21 m), admitindo-se que possa se perder exatidão com o aumento da altura. Foram aplicados testes de médias, teste t pareado, a 95% de probabilidade, para comparar as alturas médias obtidas com as reais e realizadas análises gráficas de resíduos. Em terrenos declivosos a exatidão das estimativas tende a aumentar desde que realizada por mensurador treinado. Para as duas condições de terreno, independente do treinamento, estimativas mais confiáveis foram verificadas para árvores mais baixas. Verificou-se que o treinamento recebido pode ter sido perdido, sugerindo-se treinamento contínuo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.