Relação entre modelos de desdobro, rendimento e qualidade da madeira serrada de Pterocarpus angolensis
Keywords:
umbila, serraria, tangencial, radial, defeitosAbstract
RESUMO
O presente trabalho teve o objetivo relacionar diferentes modelos de desdobro com o rendimento e qualidade de madeira serrada de Pterocarpus angolensis (Umbila), na serra-fita, numa serraria de pequeno porte em Moçambique. Foram selecionadas 20 toras as quais foram ditribuídas igualmente para cada classe diamétricas (41-50 cm e 51-60 cm). As toras de cada classe diamétrica foram separadas em cinco para o desdobro radial, e cinco para o desdobro tangencial. Nos resultados obtidos, o modelo de desdobro tangencial apresentou melhores rendimentos em relação ao desdobro radial, e aumento do rendimento em madeira serrada com o aumento do diâmetro das toras. Para a qualidade da madeira, o arqueamento foi intenso no desdobro radial, e o encurvamento foi mais intenso no desdobro tangencial, que por sua vez teve maior índice de rachaduras das tábuas em relação ao desdobro radial. Nas condições utilizadas para a realização do estudo, o desdobro tangencial apresentou melhores resultados de rendimento, sendo que a menor porporção de empenamentos foi verificada no desdobro radial.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.