Deriva simulada de herbicidas em mudas de Coffea canephora
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i2.5680Palabras clave:
café, conillon, fitointoxicação, subdoseResumen
A cafeicultura brasileira representa para a economia nacional, uma atividade de relevante importância econômica e social. O cultivo do café, como qualquer outra cultura, necessita de cuidados em relação ao processo de condução no campo. Dentre os fatores que interferem e provocam consideráveis perdas econômicas, a competição da lavoura com plantas daninhas é considerada uma das mais importantes. Lavouras recém implantadas podem ser submetidas a controle químico (jato dirigido) de plantas daninhas. Entretanto, a deriva acidental de herbicidas sobre as plantas pode provocar injúrias ou até a morte destas, quando em estágio inicial de desenvolvimento. O presente trabalho objetivou quantificar a intoxicação de herbicidas aplicados em mudas de café: glyphosate (180g i.a ha-1); 2,4-D (335g i.a. ha-1); glyphosate + 2,4-D (90g i.a + 167g i.a ha-1); oxyfluorfen (120 e 240g i.a. ha-1). Apesar da fitointoxicação provocada pelos herbicidas, principalmente oxyfluorfen na maior dose, estes foram caracterizados como de baixa intensidade, não sendo suficientes para levar a morte das plantas. Variáveis como diâmetro do caule e teor de clorofila nas folhas em algumas avaliações não apresentaram diferenças entre os tratamentos. Massa seca de caule, número de folhas e altura de planta foram influenciados pela ação de oxyfluorfen, principalmente na maior dose. Apesar da reduzida ação fitotóxica dos herbicidas testados, os danos provocados nas mudas de café podem incorrer em retardamento no desenvolvimento das plantas no campo e conseqüente redução na produtividade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.