Comportamento do clima de Palotina/PR de 1973 a 2010
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v12i0.9570Palabras clave:
temperatura, umidade, amplitude térmica, desmatamento, mudanças climáticas.Resumen
Situada na região Oeste do Paraná, a cidade de Palotina teve colonização iniciada no final da década de 50 e da mata fechada até a quase total ocupação da terra por culturas agrícolas a cidade passou por muitas mudanças. A população aumentou da ordem de 4 mil pessoas em 1960 para 30 mil pessoas em 2010 e atualmente tem grande parte da economia baseada na agricultura e no agronegócio. Com disponibilidade de dados climatológicos desde 1972 este trabalho teve como objetivo identificar mudanças e tendências na séries diárias de precipitação, umidade relativa do ar, temperatura máxima, mínima, média, amplitude térmica e insolação ocorridos na cidade no período de 1973 a 2010. Foram utilizados os métodos de regressão linear e Mann-Kendall sazonal. No período total pode-se inferir tendência de diminuição na umidade relativa do ar, aumento das temperaturas máximas e médias, da amplitude térmica e da insolação. Também é possível detectar um aumento dos valores extremos de temperaturas máximas e mínimas na última década bem como aumento de secas e geadas. É mostrada também a evolução do desmatamento no período e a possível correlação entre a mudança no uso e cobertura da terra e a variação do clima em escala local.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.