Mortalidade e motilidade de Meloidogyne incognita em extrato aquoso de alecrim
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i0.11173Palabras clave:
, nematoide de galha, Rosmarinus officinalis, controle alternativoResumen
Os nematoides, em especial Meloidogyne sp., apresentam como característica o difícil controle devido a sua agressividade, além da escassez de produtos registrados para esse fim. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar em ensaio in vitro o potencial nematicida/nematostático das concentrações de 1%, 5% e 10% do extrato aquoso de Rosmarinus officinalis para M. incognita. O experimento foi realizado no Laboratório de Nematologia da Unioeste campus de Marechal Cândido Rondon, PR. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, composto por quatro tratamentos, utilizando as três concentrações de extrato aquoso de alecrim e a testemunha água, com cinco repetições cada. Foram avaliadas a motilidade e a mortalidade das formas juvenis de segundo estádio (J2) após 24 e 48 h, respectivamente. O extrato de alecrim apresentou tanto efeito nematostático, com até 97% de paralização do movimento dos nematoides, quanto nematicida, com até 83% de mortalidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.