Relação hipsométrica para Pinus elliottii Engelm em diferentes posições sociológicas em Dois Vizinhos (PR)
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i2.11254Palabras clave:
competição, modelos hipsométricos, povoamentos florestaisResumen
O presente trabalho teve como objetivo modelar a relação hipsométrica para Pinus elliottii Engelm no município de Dois Vizinhos, PR, e verificar se existe diferença desta relação entre as diferentes posições sociológicas. Para o estudo foi realizado o censo em um talhão de 0,25 ha localizado no Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sendo mensuradas as variáveis diâmetro à altura do peito (dap), altura total (h) e posição sociológica de três estratos: PS1 - árvores dominantes; PS2 - árvores codominantes; e PS3 - árvores dominadas ou suprimidas. Foram ajustados sete modelos de relação hipsométrica determinados pelo procedimento STEPWISE. Os parâmetros utilizados para seleção dos modelos foram o coeficiente de determinação ajustado (R2aj.), coeficiente de variação (CV), valor de F calculado e o exame dos resíduos. A análise de covariância (ANACOVA) foi aplicada para verificar a diferença de nível e tendência das equações selecionadas entre as diferentes posições sociológicas. O modelo selecionado para descrever a relação hipsométrica foi: ln h = 2,7654 - 15,62751 * 1/ √dap3, com valores de R2aj. igual a 0,53, CV de 4,57% e valor de F igual a 331,47. A análise de covariância indicou diferenças significativas em nível e inclinação do modelo que descreve a relação hipsométrica entre as diferentes posições sociológicas, ajustando-se com isso novamente os dados, gerando equações para cada posição sociológica, sendo estas: PS1: ln h = 2,7905 - 15,6652 * 1/√dap3; PS2: ln h = 2,6206 - 7,3158 * 1/√dap3; e PS 3: ln h = 2,7537 - 15,9753 * 1/√dap3.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.