Análise do sistema produtivo do feijoeiro macassar (Vigna unguiculata L. Walp) no município de Parari, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v15i2.11386Palabras clave:
Leguminosa, produção, sustentabilidade.Resumen
O feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) deixou de ser uma cultura voltada só para agricultores familiares e atualmente é cultivado por médios e grandes produtores, nas regiões Norte e Nordeste, e também em países da África e Ásia, principalmente por suas características nutricionais. Objetivou-se fazer um diagnóstico produtivo da cultura do feijoeiro Macassar e conhecer algumas técnicas utilizadas pelos produtores de feijão do município de Parari, Paraíba. A pesquisa foi realizada em 2011, com aplicação de questionários junto aos 50 produtores. Constatou-se que a maioria dos agricultores, 45%, dispõe de uma área de 2 hectares para o cultivo do feijoeiro, sendo que 55% dos produtores adquirem suas sementes com os vizinhos de propriedade, enquanto 45% deles cultivam esta leguminosa em solos argilosos. Já 85% utilizam o feijoeiro em consórcio, sempre com a cultura do milho. De acordo com os dados obtidos, 90% dos produtores não fazem rotação de cultura, e 90% dos produtores armazenam seus grãos em silos de metal. Conclui-se que o feijoeiro é uma cultura de extrema importância para a economia e para sobrevivência da agricultura no município, necessitando, portanto, de novas tecnologias para aumento da produção e sustentabilidade do produtor.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.