Características produtivas de cultivares de tomateiro italiano em função de tipos de poda
Palabras clave:
Solanum lycopersicum L., características físico-químicas, manejo cultural, poda apical.Resumen
Em virtude da importância sócio-econômica a nível mundial que o tomateiro possui, faz-se necessário o desenvolvimento de técnicas de condução da planta que facilite os tratos culturais sem comprometer a produtividade e a qualidade dos frutos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de tipos de poda nas características produtivas de frutos de tomate italiano. O delineamento experimental adotado foi blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 5, contendo quatro repetições. O primeiro fator constitui-se por duas cultivares de tomate (Giuliana e Tyna) e o segundo, pelos tipos de poda, sendo: (1) apenas a haste principal; (2) haste principal + haste secundária emitida imediatamente abaixo do primeiro cacho; (3) as duas primeiras hastes secundárias que surgirem na planta com o desponte da haste principal; (4) as quatro primeiras hastes secundárias que surgirem na planta com o desponte da haste principal e (5) haste principal e mais três hastes secundárias emitidas abaixo do primeiro cacho. Os frutos foram avaliados quanto ao diâmetro transversal e longitudinal, biomassa média, estimando-se a produção por planta. Também foi determinado sólidos solúveis, acidez titulável, pH, ratio e teor de ácido ascórbico. A produção da cultivar Giuliana foi 32% superior que da cultivar Tyna. Em relação ao tipo de poda não houve diferença entre os tratamentos para as características relacionadas ao tamanho dos frutos e área foliar. Para o teor de sólidos solúveis o tipo de condução 2 e 3 apresentaram os maiores valores (5,5 e 5,37°Brix, respectivamente). Os frutos que apresentaram a maior quantidade de vitamina C foi o tratamento 2 (31,81 mg 100 g-1).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.