Cultivares de mandioca sob dois sistemas de cultivo
Resumen
As cultivares de mandioca apesar de adaptarem-se aos mais diferentes ecossistemas, apresentam alta interação do genótipo com o ambiente. O seu cultivo restringe-se em grande parte em um sistema de revolvimento solo, que altera as propriedades físicas, química e biológica do solo. Diante do exposto, objetivou-se avaliar cinco cultivares de mandioca em dois sistemas de plantio, direto sobre palhada de aveia preta (SPD) e convencional com revolvimento do solo (SPC). O experimento foi conduzido durante a safra de 2016/2017 em Tuneiras do Oeste (Paraná). O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 2 [5 cultivares de mandioca, sendo IPR União, IAC 15, IAC 90, Baianinha e Olho Junto (Caiua) x 2 sistemas de plantio (SPD e SPC)], contendo cinco parcelas e seis repetições. O plantio foi realizado em setembro de 2016 e conduzido por 8 meses até a colheita. Foram analisadas a altura e quantidade de folhas das plantas, tamanho, número, biomassa (produção) das raízes, podridão e teor de amido das raízes. O SPD aumentou o tamanho das raízes e quantidade de folhas e diminuiu a podridão de raízes. As variedades IPR União, Baianinha, IAC 90 e IAC 15 aumentaram a produção de raízes no SPD, no entanto, a variedade Olho Junto obteve maior produção no SPC. O teor de amido nas variedades IPR União e Olho Junto aumentaram no SPC. Conclui-se que o SPD, no geral, diminui a podridão de raízes e aumenta o crescimento de raízes e consequentemente a produção da mandioca.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.