Plant diversity impacts forage mass of pastures established after soybean harvest in integrated crop-livestock system
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v21i3.29779Résumé
Este trabalho teve como objetivo verificar se a produtividade do capim-paiaguas (Urochloa brizantha cv. Paiaguas) é suprimida em sistemas com múltiplas espécies forrageiras estabelecidas após a colheita da soja e, identificar se a espécie utilizada em pastagem mista melhora a massa de forragem total e a morfologia e composição bromatológica. Os tratamentos consistiram de diversidade de espécies: sem diversidade (capim-paiaguas em monocultivo), baixa diversidade (capim-paiaguas com Vigna unguiculata), média diversidade (capim-paiaguas com Vigna unguiculata e Guizotia abyssinica) e alta diversidade (capim-paiaguas com Vigna unguiculata, Fagopyrum esculentum, Raphanus sativus e Stylosanthes capitata e Stylosanthes macrocephala). As pastagens foram estabelecidas em março, em sucessão à soja, e avaliadas em junho. Não houve redução na massa de forragem com o aumento da diversidade, porém, houve redução na participação do capim-paiaguas na massa de forragem, sem alterar a composição morfológica. O aumento da diversidade de espécies reduziu os teores de cinzas e proteína bruta. Assim, o capim-paiaguas é suprimido devido ao aumento de espécies na pastagem mista, sem alteração da composição morfológica, mas com alteração da composição bromatológica.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.