Doses de glyphosate na dessecação de Urochloa ruziziensis antecedendo o plantio do milho
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i2.6722Palabras clave:
Herbicida, plantio direto, plantas daninhasResumen
Objetivou-se avaliar a eficácia do herbicida glyphosate no manejo da dessecação de Capim-braquiária (Brachiaria ruziziensis), e o efeito da palhada na supressão das plantas daninhas na cultura do milho. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com quatro repetições. A Urochloa ruziziensis destaca-se como alternativa de forrageira para formação de palhada para o Sistema de plantio direto, entretanto, existem poucas informações quanto ao manejo de dessecação e o efeito da palha no controle das plantas daninhas. Objetivou-se avaliar a eficácia do glyphosate no manejo da dessecação de U. ruziziensis, e o efeito da palha na supressão das plantas daninhas na cultura do milho. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos das seguintes doses de glyphosate: 0, 360, 720, 1.440, 2.160 e 2.880 g ha-1, além de uma testemunha em pousio e outra com milho cultivado sem presença de palha. Não houve influência da palha de U. ruziziensis no desenvolvimento e na produtividade das plantas de milho. A dose de 360 g ha-1 de glyphosate proporcionou 100% de dessecação das plantas de U. ruziziensis aos 28 dias após a aplicação, enquanto que a palha remanescente (6,5 t ha-1) promoveu redução de 72,1% da população das plantas daninhas em relação à parcela em pousio por até 30 dias após a colheita do milho. Concluiu-se que, as doses de glyphosate avaliadas foram eficientes no manejo de dessecação de U. ruziziensis, bem como, pode ser excelente alternativa para o manejo integrado das plantas daninhas na cultura do milho, em sistema de plantio direto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.