Qualidade de frutos de morangueiro sob diferentes condições de sombreamento e tipo de mulching no oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.18188/sap.v13i2.7350Palabras clave:
Fragaria x ananassa Duch, sombreamento, mulching.Resumen
O uso de mulching e telas de sombreamento são práticas de cultivo determinantes para maximizar a produção e a qualidade dos morangos produzidos. Objetivando-se verificar a qualidade dos frutos de morangueiro, Fragaria ananassa cv. Camarosa de dia curto, sob diferentes tipos de mulching e níveis de sombreamento, foi realizado o presente experimento na Fazenda Experimental da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Marechal Cândido Rondon/PR. As mudas foram dispostas em espaçamento 30 x 30 cm, contendo três fileiras em canteiro de 1,00m de largura, recebendo irrigações e tratos culturais referentes a adubação e manejo fitossanitário, conforme demanda da cultura. Após pegamento das mudas foi colocado o mulching, sobre os canteiros, e a tela com 50% de sombreamento a 50 cm de altura. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, fatorial duplo, 4 x 2 (polietileno preto de 200µm; feno de grama Tifton; tecido não texturizado e carvão vegetal peneirado x céu aberto e 50% de sombreamento), contendo 3 repetições, com 12 plantas para cada repetição. Para a condição de céu aberto foram observadas diferenças estatísticas para a porcentagem de frutos sadios, biomassa de frutos e número de frutos/planta além de maiores teores de sólidos solúveis, favorecendo a qualidade dos frutos dos morangueiros. O mulching de grama Tifton pode ser considerado importante cobertura de canteiro pois pode ser reciclado naturalmente, fornecer nutrientes para as plantas e matéria orgânica ao solo e não gerar resíduos como o plástico comumente gera.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.