Padrões de ocorrência espacial de espécies da Floresta Ombrófila Mista no Paraná
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v15i2.11136Mots-clés :
Correlação, Floresta com Araucária, Índice de Moran, Padrão espacialRésumé
Este trabalho avaliou a distribuição espacial das espécies Ilex paraguariensis, Ocotea porosa, Ocotea puberula e Capsicodendron dinisii, típicas da Floresta Ombrófila Mista Montana, utilizando dados de parcelas permanentes localizadas em São João do Triunfo, Paraná. Foram analisados indivíduos com diâmetro à altura do peito acima de 10 cm, sendo os mesmos identificados e suas coordenadas geográficas demarcadas. Avaliou-se a frequência dos indivíduos, número de subparcelas com sua ocorrência, e o Índice de Moran (IM). Os valores médios da frequência foram 48 indivíduos ha-1 para I. paraguariensis, 12 indivíduos ha-1 para O. porosa, 15 para O. puberula e 20 indivíduos ha-1 para C. dinisii. Pelo padrão de ocorrência foram evidenciados distintos resultados, as espécies C. dinisii e I. paraguariensis apresentaram status agrupada na parcela A e aleatório nas parcelas B, C e D. O. porosa apresentou status agrupada na parcela A, na B não houve indivíduos suficientes para calcular o IM, e nas parcelas C e D apresentou status aleatória. A espécie O. puberula apresentou status dispersa na parcela A, aleatória em B e C e agrupada na D. É característica de floresta nativa a heterogeneidade, sendo que essas variações nos padrões para a mesma espécie podem ser atribuídas justamente as características das unidades amostrais, tais como variação entre número de indivíduos de uma parcela para outra, presença ou ausência de clareiras e interação com outras espécies.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.