Cromatografia de filtração em gel para a purificação de moléculas protéicas e glicídidas a partir de nematóides fitopatogênicos
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v13i0.11175Mots-clés :
Meloidogyne incognita, Meloidogyne javanica, eliciadoresRésumé
Fêmeas de nematoides formadores de galhas podem apresentar compostos capazes de ativar mecanismos de defesa no vegetal. Nesse intuito, a técnica de cromatografia baseia-se na purificação de moléculas como proteínas, glicoproteínas, ácidos nucléicos e polissacarídeos, as quais podem apresentar características eliciadoras. O objetivo do trabalho foi determinar a metodologia de purificação de eliciadores, a partir de nematoides fitopatogênicos, pela cromatografia de filtração em gel (CFG). Fêmeas de nematoides de Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica foram extraídas, maceradas, e posteriormente submetidas à cromatografia de filtração em gel. Para M. incognita foram obtidos cinco picos proteicos e sete picos glicídicos, com massas moleculares variando de 8,80 a 285,95 KDa e 65,09 a 7,47 µg de glicose mL-1, respectivamente. Para M. javanica obteve-se quatro picos proteicos, cujas massas variaram de 304,99 a 108,73 KDa. Por meio da CFG foi possível purificar frações proteicas e glicídicas a partir de fêmeas de M. incognita e M. javanica, que serão utilizadas posteriormente para ensaios de indução de resistência em plantas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.