Qualidade pós-colheita de maçãs tratadas com óleos vegetais
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v15i2.11415Mots-clés :
conservação de frutos, maturação, perda de massa, revestimento de frutos.Résumé
O revestimento é uma técnica que tem sido utilizada para preservar a qualidade e estender a vida de prateleira de frutos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a evolução da perda de massa e de características qualitativas de frutos de macieira (Malus domestica Borkh.) tratadas com óleos vegetais durante o armazenamento refrigerado. Foram realizados dois experimentos, utilizando maçãs das cvs. Maxi Gala e Fuji Suprema, e óleos vegetais de nim e de soja. O principal efeito do óleo vegetal aplicado em pós-colheita está na redução da transpiração dos frutos, com consequente redução da perda de massa. Em geral, os melhores efeitos ocorreram com a utilização da maior dose testada (4%). O óleo vegetal de soja é mais eficiente que o de nim no revestimento de frutos de maçãs. Os óleos vegetais apresentaram pouco ou nenhum efeito em características como sólidos solúveis, acidez titulável, firmeza de polpa e coloração, com variação de respostas para cada experimento, indicando pouca alteração na respiração e atraso da maturação/senescência dos frutos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.