Colorimetria do fruto como indicador do teor de bixina em sementes de urucum
Mots-clés :
Analisador de cor, Bixa orellana, carotenoide, corante natural, época de coletaRésumé
O estudo objetivou relacionar a colorimetria do epicarpo dos frutos com o teor de bixina em sementes de urucum (Bixa orellana L.). A bixina é utilizada em diversos segmentos industriais, como farmacêutico, têxtil, de cosméticos e alimentício. Os frutos foram colhidos de árvores adultas e classificados visualmente em quatro estádios de maturação com base na coloração externa do epicarpo. Após a segregação visual, mensurou-se a coloração do fruto com um analisador digital de cores. A caracterização inicial se deu através da morfometria das sementes e da determinação do teor de água. O experimento seguiu delineamento inteiramente ao acaso, contendo quatro repetições. Frutos verdes e marrom-claro fechados apresentaram sementes com maior tamanho e teor de bixina. Para obtenção de bixina as sementes podem ser colhidas quando o fruto estiver fechado, com coloração visual verde e/ou marrom-claro ou com valores de reflectância no intervalo de 93-162; 61-144 ou 35-62 nm nas escalas vermelho, verde ou azul, respectivamente, do espectro de cores.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.