Desempenho do milho à elevação da participação do cálcio na CTC
Mots-clés :
atributos químicos, calagem, participação na T, profundidadeRésumé
Devido a elevada importância do milho e buscando elevar sua produção, pode-se utilizar de algumas técnicas que promovem grandes resultados, como por exemplo a calagem. Através deste estudo, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o desempenho do milho em função da elevação da participação do cálcio na capacidade de troca catiônica, utilizando o calcário calcítico em LATOSSOLO VERMELHO Distroférrico. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, contendo sete tratamentos: 35, 40, 45, 50, 55, 60 e 65% da participação do cálcio na CTC (capacidade de troca catiônica) e quatro repetições. Foram coletadas amostras de solo nas parcelas, 18 meses após aplicação do calcário calcítico incorporado, para avaliação química do solo nas profundidades de 0 - 20 e 20 - 40 cm, nas quais determinou-se o pH, H + Al, Ca, Mg, K, SB, V, Ca/Mg, Ca/K, Mg/K, Ca + Mg/K, K/(Ca + Mg)1/2,Ca(%), Mg(%) e K(%). Avaliaram-se os componentes de produção, altura de inserção da espiga, diâmetro de colmo, comprimento de espiga, diâmetro de base, mediano e ápice da espiga, número de fileiras por espiga (NFE), número de grãos por fileira (NGF), biomassa de 1000 grãos (MMG) e produtividade. O aumento da participação do cálcio (Ca) na CTC promoveu maior número de fileiras por espiga, número de grãos por fileira, massa de 1.000 grãos e consequentemente, maior produtividade. A elevação do Ca na CTC promoveu maior disponibilidade do elemento e Ca (%) na camada 0 - 20 cm de profundidade. A participação do Ca na CTC a 65% promoveu melhores resultados para os componentes de produção e atributos químicos do solo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.