Utilização de imagens sensor oli landsat 8 no mapeamento dos usos e cobertura do solo em Brejinho de Nazaré (TO)
Résumé
O Tocantins é um dos estados brasileiros com maior área coberta pelo bioma Cerrado. Com a preocupação em preservar o meio ambiente, o sensoriamento remoto é utilizado como tecnologia aliada, facilitando a identificação dos tipos de cobertura, natural ou artificial, presentes na imagem captada pelos sensores. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho caracterizar o uso e cobertura do solo em Brejinho de Nazaré (TO), por meio de imagens do sensor OLI Landsat 8. Foram escolhidas cinco classes para a caracterização do uso e cobertura do solo da imagem (corpo hídrico, pastagem, cerrado, formação florestal e áreas agrícolas). Através da análise da imagem de sensor OLI Landsat 8, classificadas de forma supervisionadas, verificou-se que as áreas antropizadas (áreas agrícolas e pastagem) somaram 115.780,8 ha, representando 67% da área total do município de Brejinho de Nazaré, seguidas por cerrado (19,7%), formação florestal (10,6%) e corpo hídrico (2,7%). Pela classificação supervisionada que a classe menos representativa foram as classes corpo hídrico, formações florestais e cerrado. A classe pastagem foi a mais representada em Brejinho de Nazaré, pois o solo do município é classificado como Latossolo, e o relevo é plano a levemente suave, o que proporciona um melhor resultado no cultivo de pastagem e criação de bovinos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.