Biometria de frutos e sementes e superação da dormência em Sapindus saponaria L.
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v18i3.21843Résumé
A espécie Sapindus saponaria L. possui grande importância social e econômica, principalmente, para comunidades localizadas próximas ao seu local de ocorrência. Assim, objetivou-se com o presente trabalho caracterizar a biometria de sementes e frutos e avaliar a influência de tratamentos pré-germinativos para superar a dormência de S. saponaria. Frutos desta espécie foram coletados em área de Mata Atlântica, no município de São João Evangelista (MG). Os frutos e sementes foram caracterizados pelo tamanho e peso (por unidade). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, contendo quatro repetições de 25 sementes, distribuídas em caixas gerboxes. Os tratamentos consistiram de: T1 = testemunha, T2 = escarificação do tegumento com lixa d’água n°120, T3 = escarificação do tegumento com água aquecida a 80 ± 2ºC, por 5 min. e T4 = escarificação do tegumento em esmeril elétrico. A média e desvio padrão do diâmetro e peso das sementes foram de 1,02 ± 0,21 cm e 0,76 ± 0,11 g, respectivamente. Os frutos foram caracterizados como: largura média de 1,42 ± 0,09 cm, comprimento médio de 1,51 ± 0,08 cm e peso médio de 1,79 ± 0,33 g. A escarificação mecânica do tegumento de Sapindus saponaria com esmeril elétrico favoreceu a germinação, sendo eficiente para superar a dormência das sementes. Esse procedimento apresentou 100% de sementes embebidas, 92% de germinação, IVG de 3,3 e 77% de emissão de raízes secundárias.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.