Efeito dos arranjos espaciais de plantas na sanidade de híbridos de milho
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v12i1.6335Mots-clés :
produção vegetal, agronomiaRésumé
A população correta de plantas é um fator usado pelos agricultores para aumentar o rendimento. Entretanto, o arranjo das plantas pode criar um microclima específico que pode favorecer ou não o desenvolvimento de fitopatógenos e anomalias fisiológicas, o que pode afetar o desenvolvimento da cultura. O presente estudo objetivou verificar os efeitos de arranjos de plantas sobre a sanidade dos híbridos de milho XB 6010, XB 6012, XB 7253, XB 9003 e AG 9010, em dois espaçamentos (0,45 e 0,90 m entre as linhas) e cinco populações de plantas (50.000; 60.000; 70.000; 80.000 e 90.000 plantas ha-1). O experimento foi conduzido na safra 2009, em Selvíria – MS e foram mensurados os caracteres presença de múltiplas espigas, enfezamento vermelho, ferrugem tropical e requeima das folhas. Os resultados foram submetidos ao teste F, sendo os efeitos de híbridos e de espaçamentos comparados pelo teste de Tukey e de populações pela análise de regressão. Os resultados permitiram concluir que os arranjos espaciais de plantas influenciaram a sanidade dos híbridos de maneira diferenciada. Presença de múltiplas espigas e ferrugem tropical diminuíram linearmente à medida que se aumentou a população e o enfezamento vermelho não foi influenciado. Para requeima das folhas, apenas o híbrido XB 6012 foi afetado pelas populações, sendo que na presença de 72.594 plantas ha-1 ocorre a máxima manifestação dos sintomas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.