Efeito da densidade de criação e do grupo genético sobre o desempenho e o desenvolvimento ósseo de frangos de corte
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v11i1.6353Mots-clés :
comprimento, espessura, índice Seedor, ossos longos, peso do osso secoRésumé
Este trabalho foi realizado objetivando-se avaliar o efeito da densidade de criação (10 e 16 aves/m2) e do grupo genético (Hybro PG, Isa Label JA57 e Ross 308) sobre as características de desempenho, rendimento de carcaça e desenvolvimento ósseo de frangos de corte. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado em um esquema fatorial 3x2 (3 grupos genéticos x 2 densidades de criação). A tíbia, fêmur e úmero foram coletados quando as aves estavam com 1, 7, 14, 21, 28, 35 e 42 dias de idade, sendo mensurados o comprimento e a espessura (mm, expressos em valores absolutos), o peso do osso seco (gramas) e o índice de Seedor (peso do osso seco dividido por seu comprimento, mg/mm). Não houve diferenças entre os grupos genéticos e as densidades de alojamento para a maioria dos parâmetros avaliados, com exceção do diâmetro do úmero para os grupos genéticos Ross 308 e Hybro PG, quando criados nas densidades 10 e 16 aves/m2. Não foram encontradas interações entre densidade e grupo genético para desempenho zootécnico e rendimento de carcaça. Todas as variáveis aumentaram com a idade da ave. Pouca diferença foi observada para os padrões de desenvolvimento ósseo dos grupos genéticos Ross 308 e Hybro PG
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.