Fitossociologia e composição da vegetação arbórea no cerrado stricto sensu - Vale do Jequitinhonha
DOI :
https://doi.org/10.18188/sap.v13i2.6487Mots-clés :
distribuição diamétrica, espécie nativa, Minas Gerais, síndrome de dispersão.Résumé
O presente trabalho teve como objetivo o levantamento florístico e a fitossociológico da vegetação arbórea em uma área da Fazenda Jacu e Arroz, localizada na zona rural da cidade de Carbonita-MG no Vale do Jequitinhonha. Foram alocadas 30 parcelas retangulares com tamanho de 500 m², onde todos os indivíduos com DAP > 1 cm foram identificados. Foram amostrados 3.147 indivíduos vivos, distribuídos em 27 espécies, 25 gêneros e 14 famílias. A predominância na síndrome de dispersão foi a zoocoria tanto de espécies como de indivíduos e a distribuição diamétrica apresentou a segunda classe com mais de 70% dos indivíduos. A comunidade exibiu densidade de 2.097 indivíduos.ha-1 e área basal de 16 m².ha-1. O local mostrou as espécies Caryocar brasiliense e Qualea grandiflora foram semelhantes a outros estudos em termos de importância e a família Fabaceae com maior riqueza na área, sendo assim, podem ser sugerido como referência na inserção de futuras ações de conservação da vegetação na região, além da grande importância da fauna demonstrada, através da predominância na dispersão de sementes das espécies.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
- Figura 1. Distribuição diamétrica em classes de diâmetro com amplitude de 4 cm dos indivíduos nativos amostrados no Cerrado Stricto sensu da Fazenda Jacu e Arroz no Vale do Jequitinhonha, Carbonita, MG. (Português (Brasil))
- Título do trabalho e autores (Português (Brasil))
- Tabela 1 e 2; Figura 1 (Português (Brasil))
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.